
Olá! Convido você a revisitar Super Mario 64, um dos meus jogos favoritos. Mas desta vez, o nosso foco será bem específico: vamos observar com atenção e refletir sobre cada uma das pinturas que dão acesso às fases do jogo. Essas pinturas, que normalmente servem apenas como representação visual das fases, sempre me despertaram sentimentos e reflexões. Observe cada uma delas e pense em como você se sente ao vê-las, e a quais conclusões você chega.
Bob-omb Battlefield

Facilmente a pintura mais reconhecível por quem já jogou SM64. Nela, os Bob-ombs são o foco principal, com seus pavios acesos e design sem a chave de corda nas costas. Marchando em fila, remetem à temática da fase: um campo de batalha. O ângulo da imagem, de baixo para cima, não nos permite ver para onde os Bob-ombs marcham, mas nos proporciona a vista de um céu bonito com algumas nuvens, criando um contraste com a ideia de batalha.
Whomp's Fortress

Ao contrário da pintura anterior, aqui não há nenhum pudor em exibir o cenário. Também não há muita criatividade, sendo apenas uma composição simples que exibe a fase em sua totalidade. Uma pintura que, devido à baixa resolução, não mostra detalhes e cansa os olhos pela bagunça formada pelos pixels.
Cool, Cool Mountain / Snowman's Land

Nesse quadro, algo interessante ocorre: a retratação de uma figura/objeto que não existe no jogo, o pequeno boneco de neve, que encara o observador diretamente com uma expressão vazia. Já o boneco de neve maior está equipado com uma luva e tem o olhar erguido, como se observasse algo distante. A neve congelada no tempo enquanto cai, junto da paisagem tranquila, evoca uma reflexão sobre o que é viver aquele momento.
Jolly Roger Bay
Essa fase possui duas pinturas:

- Versão japonesa: apenas o oceano, misterioso e intimidador. A luz abrindo espaço para as trevas de um mar sem fundo, acompanhado de bolhas de ar – talvez do próprio espectador enquanto se afoga naquele oceano com a superfície tão próxima, mas tão distante.

- Versão internacional: um barco afundado bastante danificado, com um oceano bem claro e visível. Não há o que esconder nem o que temer. O naufrágio já é história antiga, resta apenas admirar os restos e imaginar por quais aventuras essa embarcação passou até chegar ali.
Lethal Lava Land

Um rosto formado por chamas que observa o espectador intensamente, talvez zombando do possível destino do observador ao ser envolto em chamas. Observar esse rosto por muito tempo faz com que, aos poucos, ele perca o sentido, levantando a questão: será a existência dessa figura apenas fruto da nossa pareidolia? A tendência de ver coisas como rostos e animais em todo tipo de objeto sem significado. Independente disso, o quadro possui uma característica única: os cantos da moldura não são retos, eles se projetam para dentro da imagem. Talvez como forma de representar a natureza caótica do fogo.
Wet-Dry World

A figura de um Skeeter solitário com olhar cansado sob uma fina camada de água com um fundo de pedras. A pintura possui um tom mais intimista e convida o observador a parar um pouco e pensar nos pequenos detalhes, como um pequeno inseto na parede, e refletir sobre como há vida e complexidade por todo canto.
Tall, Tall Mountain

Uma pintura que, sem dúvida, intriga e instiga o espectador a imaginar o mundo do quadro além das bordas da moldura. Uma encosta de pedra com um oceano infinito no horizonte, ao lado de cogumelos gigantes com suas raízes tão distantes e invisíveis. Como será o resto desse lugar exótico? Que outros fenômenos naturais podem existir ali?
Tiny-Huge Island

Com uma composição similar à pintura de Bob-omb Battlefield (visão de baixo para cima, céu azul com algumas nuvens e a inclusão de seres inimigos), temos dois Goombas de tamanho diferente, fazendo menção à temática da fase. O mais interessante é observar o quão diferentes esses Goombas são dos modelos dentro do próprio jogo e de todos os outros da franquia. Aqui, eles possuem coloração bem mais avermelhada e pele puxada ao realismo, com efeitos de iluminação tridimensional.
Princess Peach

Apesar de não ser a única representação visual da princesa no castelo (temos também os vitrais), nessa pintura em específico, a expressão da princesa permite que se possa assumir quando ela foi pintada. Ela aparenta surpresa, talvez confusão ou consternação. Junto ao fato de essa pintura possuir um efeito de mudança, trocando a figura retratada para o Bowser, creio que possa indicar que seja uma pintura feita posteriormente à captura da princesa pelo Bowser, que teria solicitado que dois quadros – um seu e um da princesa – fossem confeccionados para simbolizar a união forçada entre eles.
Bowser

Uma pintura direta ao ponto, um retrato de Bowser em toda sua imponência e ferocidade. Demonstra a forma como o líder dos Koopas quer ser visto pelos outros.
Por hoje é isso. Espero que esta breve experiência de revisitar as pinturas de Super Mario 64 tenha sido agradável e que possa ter trazido reflexões e novos pontos de vista, mesmo para aqueles que já jogaram este jogo tantas vezes, mas nunca haviam parado para observar os quadros com maior atenção.